Limoeiros..

(1/1)

flaviopassos:
gstava de saber quando e k se deve sulfatar os limoeiros e que dar como fertilizante...podem me ajudar????

pmmi:
Olá flaviopasos,

O limoeiro como a maioria dos citrinos não são árvores sujeitas a muitos ataques de pragas e doenças. Por outro alado, os limoeiros produzem durante todo o ano, não tendo um verdadeiro período de repouso como muitas outras árvores de fruto o que implica alguns cuidados particulares.

As maleitas mais comuns do limoeiro são;
Lagarta mineira das folhas, Mosca branca, Cochonilhas, Mosca da fruta, Afídeos, Míldio e Gomose.

Por vezes na sequência de ataques de afídeos ou de mosca branca aparecem uns fungos de cor negra, espalhados pelas folhas e nalguns casos frutos, parecidos com fuligem das lareiras a que se chama fumagina. Não é bonito, mas não é muito grave. Uma boa mangueirada após uma aspersão com caldas sulaftadas, costuma ser suficiente.

Quando há formigas a subir pelo tronco, é sinal quase certo de cochonilhas nos raamos e folhas ou de afídeos (piolhos) sugadores de seiva, que se eliminam as primeiras com óleos de verão e os segundos com insecticidas de contacto ou sistémicos.

Os míldeos e a gomose podem ser tratados com caldas sulfatadas de modo preventivo ou mais especificamente com fungicidas sistémicos organometálicos.

Posto isto, mapa de tratamentos;

Outubro a Fevereiro > Aliette flash da bayer ou equivalente uma vez por mês principalmente com tempo frio e chuvoso
Março a Maio > calda bordalesa 1 vez por mês
Abril a Outubro > Confidor da bayer ou equivalente ao rebentar das folhas novas e continuar uma vez por mês
Julho a Outubro > Garbol da bayer ou equivalente

A aplicação de confidor ou outro insecticida equivalente, deve restringir-se à molha das folhas em ambas as superfícies devendoa as flores ser evitadas a fim de proteger as abelhas e outros insectos benéficos.

A aplicação de insecticidas e fungicidas deve seguir escrupolosamente as indicações de segurança dos respectivos fabricantes no que respeita, a preparação das caldas, aplicação e disponibilização de embalagens.

Quanto aos fertilizantes, podem usar-se adubos químicos completos NPK + microelementos de libertação lenta e aplicar de 3 em 3 meses na base da árvore, numa área equivalente à copa da árvore, à razão de 5 a 15 gr por m2.

Outros cuidados, passam por podas anuais de limpeza ou remoção de ramos secos ou danificados no verão e podas de conformação e renovação, a serem executadas no inverno.

Boas culturas

kott@:
Eu ... inda pensei em responder ...mas fiz mto bem em ficar calada  :P :P :P
E depois ...ele diz ké mais rápido no gatinho!!!!!
Ele sabe é mto disto  :P :P :P
 :-*

flaviopassos:
mt obgrado.....agradeço bastante.tenho 20limoeiros mas era do meu pai e agr gstei de tar a tratar deles mas n sabia como..e como tenhu mt terreno e akilo bem tratado da guito...obrd mais uma vez...

Navegação

[0] Índice de mensagens