quiosquedasideias.com
Novembro 01, 2014, 03:55:43 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Experimente a nossa nova funcionalidade... Shoutbox (Chat)!
 
   Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  


Páginas: [1] 2 3 ... 5   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bagas de Goji  (Lida 12193 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
francisco31
Mestre
****

Artesão 59
Offline Offline

Mensagens: 964



WWW
« em: Abril 11, 2010, 15:14:28 »

Goji Berries (lycium barbarum) - as bagas anti-envelhecimento
  

As bagas goji ou goji berries são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete. São vendidas no seu estado seco, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC.
São saborosíssimas e podem ser comidas directamente do pacote ou adicionadas a cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas, batidos, como se tratasse de qualquer outra fruta seca.
Embora sejam uma novidade na cozinha Ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga desde há milhares de anos. Das cerca de 8000 ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, as Goji berries são consideradas a erva-alimento nº1. Estão no topo da tabela.
As bagas goji contribuem para uma vida alegre, energética e saudável. Saborosas, fáceis de incorporar no dia-a-dia e tão concentradas em nutrientes, não admira que estas pequenas bagas sejam um fenómeno extraordinário de sucesso por todo o mundo.
  
Informação nutricional
As Goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano. Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo.
As Goji berries contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. E também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.
  
Usos tradicionais
Na Medicina Tradicional Chinesa, as Goji berries têm sido consideradas como um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.
O famoso Li Qing Yuen, que popularizou o Ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até à madura idade de 252 anos (!!!) (1678-1930), consumia Goji berries diariamente. A vida de Li Qing Yuen é o caso mais bem documentado de longevidade extrema.
  
Benefícios e possíveis efeitos medicinais
Muitos estudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, reportam possíveis efeitos medicinais das bagas goji, especialmente devido às suas propriedades antioxidantes, incluindo potenciais benefícios contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário. Também se lhe atribuem propriedades anti-cancerígenas. É uma fruta anti-envelhecimento por excelência, aumentando os níveis de energia, ajudando no processo digestivo e na perda de peso - por ser tão concentrada, basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.
Os aminoácidos presentes nestas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas até 300%, tornando muito difícil que quem as consome fique constipado ou com gripe.
Uma das mais recentes descobertas acerca dos benefícios das Goji berries é a sua capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos. As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.
  
Como usar
Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm).
Também podem ser demolhadas e rehidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária. Dosagem: quantidade razoável – 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

Nota: as Goji berries podem adaptar-se a climas europeus e é uma planta naturalizada na Grã-Bretanha há mais de 200 anos. Porque não lançar uma bagas no solo do seu quintal (ou num vaso, se vive num apartamento) e ter o privilégio de consumi-las frescas sempre que lhe apetecer? É uma planta que se propaga muito facilmente. Só não gosta de demasiada chuva.
« Última modificação: Abril 19, 2010, 21:30:57 por francisco31 » Registado

fiquem bem, dias felizes para todos 
http://sites.google.com/site/franciscoliveira31/home
francisco31
Mestre
****

Artesão 59
Offline Offline

Mensagens: 964



WWW
« Responder #1 em: Abril 11, 2010, 15:35:06 »

 Como Plantar Bagas de Goji (Goji berries)
  
 Como Plantar Bagas de Goji?
Apresentamos algumas dicas simples para plantares as bagas gojis (goji berries) no teu jardim ou mesmo dentro de casa. Os arbustos das bagas gogi são fáceis de cultivar e de cuidar. São plantas extremamente adaptáveis a diferentes climas e uma vez estabelecidas não necessitam de cuidados especiais. Apresentam umas flores lindíssimas a partir do primeiro ano e no segundo ano já podes esperar cerca de 1 a 2 quilos de bagas por arbusto.
  
 O que necessitas:
- sementes ou as próprias bagas gogi (que contêm as sementes dentro delas). Podes adquirir o fruto no Quental biológico. Temos um óptimo preço para as bagas de goji.
- pequena área de cultivo no exterior e/ou vasos para cultivo dentro de casa
- terra, acesso a muita luz e sol
- um pouco de tempo, dedicação e entusiasmo!
As goji podem ser cultivadas no exterior em países onde as temperaturas não vão abaixo dos 15 graus negativos (Portugal incluído, claro!)
  
 Como plantar:
Começa por demolhar algumas bagas goji cerca de 8 horas para facilitar o processo de germinação (alternativamente podes colocá-las no frigorífico).
Coloca as sementes em vasos num local protegido da chuva e do sol, de preferência num lugar quente. Nem todas as sementes germinarão, portanto será melhor colocar uma boa quantidade de bagas na terra.
Coloca as sementes das bagas de gogi a 1-2 cm abaixo do solo e espalha um pouco de composto/fertilizante orgânico por cima delas.
Rega levemente. As sementes irão geminar em 5-10 dias, dependendo da temperatura. Depois de germinadas, as plantinhas deverão ser aclimatizadas ao sol directo até estarem bem estabelecidas. Quando as folhas se desenvolverem é tempo de as transplantar para o solo do jardim ou para vasos de cerca de 10 cm. Se, no entanto, o Inverno for muito rigoroso, espera pelo início da Primavera para colocá-las lá fora.

 No exterior:
Preparar uma área de solo numa parte do jardim que seja muito ensolarada, preferencialmente voltada a sul e sem árvores e/ou prédios que possam fazer sombra. As gojis adoram o sol! Escolhe um pedaço de terra livre de pesticidas. As goji, tal como todas as plantas, são muito mais nutritivas, bonitas e saborosas quando plantadas sem químicos, que são absolutamente desnecessários e prejudiciais à nossa saúde e à do Planeta.
 Dentro de casa:
Proceder da mesma forma, colocando as sementes em vasos, que serão substituídos a cada ano. Depois de germinadas, coloque os vasos em parapeitos de janelas onde as goji possam receber muito sol ou coloque os vasos no exterior.
Fertilizar 1-2 vezes por ano.
  
 Tipo de terra:
Moderadamente rica, com matéria orgânica em abundância (composto, fertilizantes naturais) e sem tratamentos químicos. O solo deverá ter uma boa drenagem. Se a terra for muito compacta, junta areia.
 Água:
É necessário manter a terra húmida até as gojis germinarem e estarem bem estabelecidas. Depois pode-se regar apenas quando o solo estiver seco. Não satures a terra de água e deixa-a secar até à próxima rega. Demasiada água (da rega ou da chuva) apodrece as goji e torna-as vulneráveis a doenças.
As tuas bagas goji irão aparecer no segundo ano, quando podes esperar cerca de 1 a 2 kg de bagas por arbusto. Come-as directamente da planta ou seca-as para consumo posterior.
Nota: as bagas de goji são o antioxidante mais poderoso da nossa alimentação e é um fruto delicioso.
« Última modificação: Abril 20, 2010, 21:49:02 por francisco31 » Registado

fiquem bem, dias felizes para todos 
http://sites.google.com/site/franciscoliveira31/home
francisco31
Mestre
****

Artesão 59
Offline Offline

Mensagens: 964



WWW
« Responder #2 em: Abril 11, 2010, 16:11:59 »

  Um segredo tibetano com 3000 anos, agora desvendado!
O goji é arbusto que cresce nas montanhas do Himalaia, no Tibet. Há séculos que as suas bagas são apreciadas pelo seu extraordinário valor nutricional que junto com o seu delicioso sabor, fazem com que estas bagas sejam um excelente alimento e um grande aliado para a sua saúde e bem estar.
  
Desfrute do seu delicioso sabor uma ou varias vezes por dia como aperitivo ou misturada com os batidos de fruta/proteína, cereais, saladas gelados, etc. Também pode utiliza-la em pratos cozinhados, como arroz ou molhos.
Há diferentes Gojis no mercado mundial, sobretudo de proveniência chinesa, mas os seus Tibet Authentic Goji Berries são únicos e disso aperceberá, não só pelo seu magnifico aspecto, comparado com todos os outros, mas também pelo seu sabor, mais rico e furtado e, sobretudo pela sua riqueza que se irá reflectir na sua saúde.
Apenas as Tibet Authentic Goji Berries são certificados pelo Governo do Tibete e pelo Colégio medico Tibetano como tendo origem no Tibete. Procure sempre, nos seus gojis tibetanos, este certificado de garantia da sua origem e autenticidade.
Porquê este presente do tecto do mundo?
Consumido no Tibete desde tempos antigos, o Goji é cultivado e recolhido no mais puro e limpo ambiente da terra, contem mais vitaminas antioxidantes e nutrientes que qualquer outros alimento conhecido pelo homem e é um autentico prodígio para maximizar a sua saúde, bem esta e vitalidade.
É um alimento indispensável para todos aqueles que desejam manter-se jovens e para cuja divulgação contribuíram decisivamente o facto de famosos como Oprah Winfrey, Madonna, Dr Mehmet Oz, Kate Moss, Mick Jagger, Steven Seagal, Liz Hurley, Mischa Barton e outros os consumirem regularmente, como parte dos seus programas anti-aging, e os recomendarem.
O que nos diz, para já, a ciência sobre bagas de Goji?
De realçar a utilidade dos polissacáridos presentes no Goji que se tem mostrado prometedores para o tratamento de vários tipos de cancro (renal melanoma, colonrectal, pulmão, nasofaringe, hidrotorax) em conjugação com LAK/IL-2, bem como a sua utilidade, também, no retardar do envelhecimento e no glaucoma
O governo do Tibete através do Colégio de Médicos Tibetanos controla a produção de Goji e nomeou distribuidor exclusivo dos seus produtos no Ocidente a empresa Tibet Authentic que certifica os produtos com o seu selo de garantia.
Os benefícios do Goji:
•   Protegendo o corpo do envelhecimento e aumentando a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os tibetanos e em particular os Hunzas que são tidos por serem o povo mais saudável e feliz da terra)
•   Promovendo a energia e bem estar em geral
•   Fortificando e mantendo um sistema imunitário saudável
•   Defendendo e lutando contra vários tipos de cancros
•   Combatendo a inflamação e a artrite
•   Baixando colesterol
•   Equilibrando os níveis de pressão do sangue
•   Reduzindo os níveis de glicose no sangue
•   Melhorando as cataratas, visão turva e audição
•   Fortalecendo os ossos e os tendões
•   Mantendo um sistema nervoso saudável
•   Protegendo a pele dos danos causados pelo sol
•   Combatendo a formação de celulite (dai algumas pessoas, como Dr. Howard Murad,) um conceituado dermatologista, lhe chamarem "o assassino de celulite"
•   Ajudando a perda de peso
•   Promovendo a felicidade (diz-se que "um punhado pela manha fá-la-á feliz para o resto do dia")
•   Aumentado o libido e o desempenho sexual.
•   Promovendo a fertilidade
Embora sejam uma novidade na cozinha Ocidental, os tibetanos têm conhecimento dos poderes especiais desta baga desde há milhares de anos. Das cerca de 8000 ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa/Tibetana, as Goji berries são consideradas a erva-alimento nº1. Estão no topo da tabela.
  
As Goji berries contribuem para uma vida alegre, enérgica e saudável. Saborosas, fáceis de incorporar no dia-a-dia e tão concentradas em nutrientes, não admira que estas pequenas bagas sejam um fenómeno extraordinário de sucesso por todo o mundo.
Aspectos nutritivos das bagas Goji:
•   Contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os 8 que são essenciais para a vida.
•   Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio – considerado em estudos como tendo actividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente.
•   Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protector dos olhos). O goji é a maior fonte de carotenóides conhecida.
•   Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.
•   Contém Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
•   Contém ácidos gordos essenciais, que são necessários para síntese de hormonas e regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
•   Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
•   Contém Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B.
•   Contém Betaina, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaina promove grupos metil com reacções energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um factor de risco em problemas cardíacos, protege a célula em nível de DNA.
  
Utilização tradicional:  
Na Medicina Tradicional Chinesa e Tibetana, as Goji berries têm sido consideradas como um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.
O famoso Li Qing Yuen, que popularizou o Ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até à madura idade de 252 anos (!!!) (1678-1930), consumia Goji berries diariamente. A vida de Li Qing Yuen é o caso mais bem documentado de longevidade extrema.
 Benefícios e possíveis efeitos medicinais
Muitos estudos publicados nos últimos anos, reportam possíveis efeitos medicinais das bagas Goji, especialmente devido às suas propriedades anti-oxidantes, incluindo potenciais benefícios contra doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário. Para além das poderosas propriedades anti-cancerígenas.
É uma fruta anti-envelhecimento por excelência, aumentando os níveis de energia, ajudando no processo digestivo e na perda de peso - por ser tão concentrada, basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.
Os aminoácidos presentes nestas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas até 300%, tornando muito difícil que quem as consome fique constipado ou com gripe.
Uma das mais recentes descobertas acerca dos benefícios das Goji berries é a sua capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos.
As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.
« Última modificação: Abril 20, 2010, 20:31:21 por francisco31 » Registado

fiquem bem, dias felizes para todos 
http://sites.google.com/site/franciscoliveira31/home
francisco31
Mestre
****

Artesão 59
Offline Offline

Mensagens: 964



WWW
« Responder #3 em: Abril 11, 2010, 16:25:18 »

Bagas goji (Lycium barbarum)

http://www.youtube.com/watch?v=uc3s_Be1al0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jQRg8wleHsA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=rbhPjwnQT1s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=fCX--HsAP7k&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=kZFwWu5nyjQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LzF2Gwmrly0&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=CeTDwmiXJ-8
http://www.youtube.com/watch?v=SpJQ0wkHKgQ&feature=related
Este fruto foi-me dado a conhecer pela Kotta nossa grão-mestra, eu já tinha ouvido falar e visto em livros, mas não sabia qual a planta, sabia que os monges budistas tinham umas bagas que comiam para lhes dar força e saúde que eram cultivadas por eles e que eram preparadas de uma forma que só eles sabiam, mas parece que era quase tudo histórias, sempre há um segredo sobre cultivar e colher as bagas e seca-las, que é nunca tocar com as mãos nas bagas, se entrar em contacto com a pele elas oxidam ficam pretas e perdem os poderes curativos e nutritivos, continuam a ser boas e saborosas, mesmo na planta não se deve por a mão, deve-se meter um pano por baixo e abanar o arbusto e as que estiverem maduras caiem por elas e depois durante a secagem deve-se usar luvas para se poder guardar e conservar para todo o ano. O sabor das bagas goji frescas é entre framboesas e morangos, quanto a secas são parecidas com uvas passas. Quem quiser pode também demolhar as bagas goji secas em água ou em outro líquido ao gosto (leite,café,chás,sumos,refrigerantes)para rehidratar as bagas novamente, desde que beba também essa água que irá ficar muito rica em nutrientes, mas aconselho a comer pela manhã que é uma refeição importante e que muita gente esquece ou só bebe um café á pressa.

Já há produções e comercialização das bagas goji quer em bagas secas quer já em medicamentos como cápsulas. Há muitos sites de venda na net mas não coloco aqui, não sei quais são fiáveis. o pessoal com a experiencia ira colocando sites.
Eu vou apostar no cultivo de uns pés para mim semeando, agradecendo as sementes a uma fada madrinha que mas enviou, depois vou dando noticias da evolução.
http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-474-Bagas%2BGoji%2B500g.html
http://pt.efeitoverde.com/Product-251-Bagas%2BGoji%2B500g.html
Deste site o efeitoverde encomendei e foi bem servido, acompanharam a entrega avisaram que não estava ninguém em casa na hora da entrega e que tinha ido a encomenda para os ctt só tem um senão, a encomenda mínima é de 10euros e 4,24 de portes de envio.
http://www.prozis.pt/pro/tibet-authentic-goji-berries-100g
http://www.kuantokusta.pt/9/4335/Pro-tibet-authentic-goji-berries--100g
http://suplementos-nutricionais-e-medicamentos.precos.com.pt/tibet-authentic/tibet-authentic-goji-berries-100g-p41735786/
http://coimbracity.olx.pt/bagas-goji-sacos-250g-iid-24293652
http://www.super-smart.eu/pt--Goji-Berry-Extract-500-mg--Fitonutrientes--0487
 há também em ervanárias e naturhouses
http://www.celeiro-dieta.pt/index.php?id=13&valor_pesq=bagas+goji
http://www.vitalita.pt/loja/advanced_search_result.php?keywords=bagas+goji&osCsid=08b9538c0035f3204b2a063430cdee96&osCsid=08b9538c0035f3204b2a063430cdee96
« Última modificação: Maio 27, 2010, 19:12:57 por francisco31 » Registado

fiquem bem, dias felizes para todos 
http://sites.google.com/site/franciscoliveira31/home
francisco31
Mestre
****

Artesão 59
Offline Offline

Mensagens: 964



WWW
« Responder #4 em: Abril 11, 2010, 17:35:36 »

 34 razões para usar Goji (Lycium barbarum)

1. Alonga sua Vida – Os dez trilhões de células de seu corpo estão sob constante ataque dos radicais livres. Esses perigosos agentes ambientais podem acelerar o envelhecimento através da destruição das células vitais do corpo mais rapidamente do que elas conseguem se reproduzir, o Goji é conhecido como a “fruta da longevidade”. Sua exclusiva máster-molécula,  polissacarídeos e poderosos antioxidantes. Previnem contra o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres que causam danos por todo o corpo.
2. Aumenta a Sua Força e Energia – (especialmente quando tiver combatendo doenças). Classificado como um dos principais adaptogênicos Asiáticos, o Goji aumenta a tolerância ao exercício, a estamina, e a resistência. Ajuda a eliminar a fadiga, especialmente quando se está em estagio de recuperação de uma doença.
3. Faz Você se Sentir e Parecer mais Jovem – O Goji estimula a liberação do hormônio do crescimento humano (hGH) ou hormônio da juventude pela glândula pituitária. Os beneficio do hGH são extensos e incluem a redução da gordura corporal, melhora o sono, da memória, aceleração dos processos de cura, recuperação do libido, e uma aparência mais jovem.
4. Reduz sua Pressão Sanguínea – Aproximadamente um em cada quatro adultos tem pressão alta (hipertensão). A pressão sanguínea alta é descontrolada pode levar a um derrame, ataque cardíaco, mau funcionamento do coração e /ou dos rins. Essa é a razão porque a pressão alta é frequentemente chamada de “o assassino silencioso”. Uma pesquisa de 1998 mostrou que o aumento da pressão sanguínea podia ser significativamente impedido pela máster molécula polissacarídeo do Goji.
5. Reduz os níveis de Colesterol - O Goji contem beta-sitosterol, que tem sido como redutor dos níveis de colesterol. Seus antioxidantes impedem a oxidação do colesterol e a formação das placas arteriais. Os flavonó ides do Goji ajudam a manter as artérias abertas e funcionando fluidamente.
6. Equilibra o Açúcar do Sangue e Controla o Diabete T2 – O Goji tem sido usado na china para o tratamento de diabete adulto por muitos anos. Seus polissacarídeos têm demonstrado ajudar a equilibrar o açúcar do sangue e a resposta de insulina. O Goji também contem betaina, que pode prevenir a doença do fígado gordo e os danos vasculares frequentemente vistos em diabético.
7. Aumenta o Libido e a Função Sexual – A frutinha Goji é reverenciada como um dos principais tônicos sexuais vegetais em toda a medicina asiática, e é lendária por ajudar a incendiar as paixões. De fato, um antigo provérbio chinês a cautela os homens que viajam para longe de suas mulheres e famílias: “Aquele que viajar a mil quilômetros de sua casa não deve comer Goji”! Estudos modernos e científicos têm mostrado que o Goji comprovadamente aumenta a testosterona no sangue e, portanto aumenta o libido tanto no homem como na mulher.
8. Ajuda a Perder Peso – Em um estudo asiático antiobesidade, Goji foi dado aos pacientes a cada manhã e tarde. Os resultados foram excelentes com muitos pacientes registrando significativa perda de peso. Em outro estudo, foi demonstrado que os polissacarídeos do Goji reduziram o peso corporal através do aumento da conversão do alimento em energia ao invés de gordura.
9. Alivia Dores de Cabeça e Tonturas – Na medicina tradicional chinesa, dor de cabeça e tonturas são frequentemente as deficiências renal yin (essência vital) e yang (função). O Goji está entre os vegetais mais frequentemente usados para restabelecer o equilíbrio yin/yang.
10. Faz Você Dormir Melhor – O Goji tem sido frequentemente usado em toda a Ásia como tratamento natural contra a insônia. Em vários grupos de estudos médicos com pessoas idosas quase todos os pacientes que tomam Goji reporta melhora na qualidade do sono.
11. Ajuda a Manter a Sua Saúde Ocular e Melhora sua Visão – Desde as antiguidades, as frutinhas Goji são muito populares na China por suas propriedades de melhorar a visão. Os cientistas chineses modernos descobriram que o Goji é capaz de reduzir o tempo de adaptação da visão à escuridão. Também melhora a visão em condições de iluminação precária. Pontos cegos foram bastante reduzidos em pacientes tomando Goji. Por conter elevadas dosagens de zeaxantina, um reconhecido carotenóide antioxidante protetor dos olhos, também pode proteger contra a degeneração macular e a catarata.
12. Fortalece seu Coração – O Goji contém ciperone, um sesquiterpenoide que beneficia o coração e a pressão sanguínea. Suas antocianinas ajudam a manter a força e a integridade das artérias coronarianas.
13. Inibe a Peroxidação dos Lipídios – O colesterol e outros lipídeos do sangue podem se tornar mortais quando reagem no corpo para formar peróxidos lipídeos. A acumulação de peróxidos lipídeos colantes no sangue pode levar a doenças cardiovasculares, ataques cardíacos, aterosclerose, e derrame. O Goji aumenta os níveis de uma importante enzima do sangue, as qual inibe a formação dos perigosos peróxidos lipídeos.
14. Melhora a Resistência à Doença – Tem sido atribuído à superoxidação dos radicais livres um papel importante na instalação e progressão da doença humana. A superoxidação é neutralizada no corpo pela enzima superoxido dismutase (SOD), a principal enzima responsável pelo controle endógeno de espécies radicalares de oxigênio. Mas a produção SOD se reduz com a idade. Em qualquer idade o estresse da vida diária pode superar a capacidade do corpo de produzir SOD em quantidade suficiente para prevenir doenças. O uso de Goji tem resultado em um notável aumento de 40% da importante enzima SOD.
15. Melhora a Resposta Imunológica – O sistema imunológico é o exercito armado do corpo. Mais de quarenta an os de pesquisa revelaram a capacidade do Goji de regular a imunidade comandando e controlando muitas e importantes funções de defesa do corpo humano. Os polissacarídeos do Goji aumentam e equilibram a atividade de todas as classes de células imunológicas, incluindo as células T, células T citotóxicas, células NK, lisozima, o fator-alfa da necrose dos tumores e a imunoglobulina IgG e IgA.
16. Previne o Câncer – O Goji é uma das únicas espécies vegetais da terra que contem o mineral anticancerígeno germânio. Seus antioxidantes e polissacarídeos exclusivos podem estancar as mutações genéticas que podem levar ao câncer. Alguns cientistas acreditam que o Goji pode ser um suplemento especialmente bom para prevenir o câncer do fígado porque protege o fígado e tem efeitos anticancerígeno ao mesmo tempo. Isto é importante porque o fígado é o principal órgão desintoxicador do corpo. Estudos in vitro sugerem que as frutinhas Goji matam muitos tipos de células cancerígenas. Acredita-se que mecanismo pelo qual isso acontece envolve algum fator que inibe a capacidade da célula de se dividir, diminuindo, portanto sua capacidade reprodutiva. No Japão um longo estudo sugeriu que o crescimento do tumor se reduzia em até 58% entre os pacientes que consumiam as frutinhas Goji comparativamente aos grupos de controle.
17. Controle e Combate a Câncer - Pacientes que tomaram drogas anticancerígenas juntamente com o Goji mostraram a taxa de resposta até 250% melhor que aqueles que tomaram as drogas isoladamente. Esses pacientes em estado avançado do câncer experimentaram regressões espantosas do melanoma maligno, nas células do carcinoma renal, carcinoma colo retal, câncer de pulmão, carcinoma nasofaringeal, e hidrotorax maligno. O reaparecimento do câncer em pacientes tratados com Goji demorou significativamente mais do que nos que não foram tratados com Goji.
18. Inibe o Crescimento dos Tumores - A InterleuKin-2 (IL-2) é uma citoquina crucial (célula protéica) que induz poderosas respostas anti-tumor em uma variedade de cânceres. Estudos chineses têm demonstrado que os polissacarídeos do Goji aumentam a produção de IL-2. Nos EUA, a IL-2 tem sido estudada desde 1983 como um fator promotor da imunidade, é usada em alguns tipos de câncer e na infecção por HIV. O Goji também tem a capacidade de causar a morte das células cancerígenas pela indução do apoptose, um processo no qual as células cancerígenas são rompidas e recicladas.
19. Reduz os Efeitos Tóxicos da Quimioterapia e da Radiação – Um estudo mostrou que o Goji aumenta os efeitos da radiação no combate ao câncer de pulmão, permitindo que dosem mais baixas sejam usadas. Outra pesquisa indica que o Goji pode proteger contra alguns efeitos colaterais noci vos da quimioterapia e da radiação.
20. Protege seu Precioso DNA – O DNA é o elemento químico mais importante do seu corpo. Ele carrega o mapa de todos os traços herdados dos seus ancestrais, e também assegura que – quando precisarem ser substituídas – suas dez trilhões de células serão reproduzidas fielmente e de forma saudável como duplicatas exatas das já existentes. A exposição e agentes químicos, poluentes, e radicais livres pode causar dano e rompimento do DNA, levando a mutações genéticas, câncer, e até ,mesmo à morte. A betaína do Goji e sua mastermolécula polissicarídea podem restabelecer e reparar os danos do DNA.
21. Constrói um Sangue Forte - O Goji é famoso como renovador sangüíneo e rejuvenescedor. Um estudo mostrou que as frutinhas reverteram as condições do sangue de pessoas idosas tornando-o comparando ao de pessoas muitos mais jovens. Em outro experimento, as células vitais vermelhas do sangue foram protegidas contra os danos dos radicais livres pelos flavonóides do Goji. O Goji também tem sido usado em um número de experimentos clínicos recentes no tratamento das deficiências óssea de Marrow (baixa produção de células vermelhas no sangue, células brancas, e plaquetas).
22. Melhora A Contagem de Linfócitos – O linfócito é um dos grupos de células brancas do sangue de crucial importância na parte adaptativa do sistema imunológico na parte adaptativa do sistema imunológico do corpo. A área adaptativa do sistema imunológico monta uma defesa sob medida quando organismos invasores perigosos penetras as defesas gerais do organismo. O Goji aumenta a contagem linfócita e ajuda a ativá-las sempre que o organismo estiver sob ataque. Um estudo na Mongólia mostrou que os pacientes que comiam as frutinhas Goji tinham um significativo aumento na atividade linfócita e seu sangue começou a parecer-se com o de pessoas muito mais jovens.
23. Combate Inflamações e Artrite – Durantes os últimos 20 anos, Pesquisas científicas extensas mostram que, em inflamações agudas e crônicas, a superoxidação dos radicais livres ocorre a uma taxa que suplanta a capacidade da enzima SOD do sistema de defesa de removê-los. Este desequilíbrio resulta em dor e danos nas juntas e tecidos. O Goji pode restaurar o equilíbrio da importante enzima aitinflamatória SOD.
24. Apóia o Funcionamento Saudável do Fígado – O Goji contém um novo cerebrósido que tem demo nstrado proteger células do fígado, mesmo contra os altamente tóxicos hidrocarbonetos clorados.
25. Trata os Sintomas da Menopausa – Na Medicina Tradicional Chinesa, muitos sintomas da menopausa são descritos como uma deficiência yin do rim. Há muitos anos o Goji tem sido escolhido como o melhor tônico yin para restaurar o equilíbrio hormonal.
26. Previne o Enjôo Matinal – Na China, O Goji é comumente usado sob a forma de chá quente no primeiro trimestre de gravidez para prevenir o enjôo matinal. Tomar este chá é um remédio rápido e eficiente. Seu efeito pode ser duplicado combinando-se 50 gramas de suco de Goji de alta qualidade com água quente.
27. Aumenta a fertilidade – Há muito tempo O Goji vem sendo usado pelos médicos Asiáticos no tratamento da infertilidade tanto em homens e quanto em mulheres. Nas mulheres, diz-se que o Goji tem uma capacidade inigualável de restaurar jing  (a essência reprodutiva). Nos homens, tem-se descoberto que os polissacarídeos do Goji prolongam a vida das células do esperma, e também mostraram ser poderosos inibidores da estrutural e morte das células testiculares induzidas pelo estresse.
28. Fortalece Seus Músculos e Ossos - O Goji facilita a secreção e liberação do hGH, que é responsável por muitas funções corpóreas importantes de manutenção, recuperação, e desenvolvimento. Estas funções incluem a produção de massa muscular magra e a absorção do cálcio pelos ossos e dentes.
29. Apóia o Funcionamento Normal dos Rins – Na Medicina Chinesa Tradicional, os rins são os mais importantes de todos os órgãos vitais, e acredita-se que eles controlam o cérebro e outros órgãos. O bom funcionamento dos rins é considerado essencial para a sobrevivência. O Goji tem uma merecida reputação de supertônico dos rins, influenciando tanto o yin como o yang.
30. Melhora Sua Memória – O Goji é o principal “tônico cerebral” na Ásia. Ele contém betaina, o qual se converte em cholina, uma substanci a que melhora a memória e a capacidade de lembrar.
31. Ajuda a Tosse Seca Crônica – O Goji é usado pelos herbalista Chineses, sozinho ou combinado com outras ervas, para aliviar a tosse e rouquidão.
32. Alivia a Ansiedade e o Estresse – Sendo um adaptogênico, o Goji ajuda o organismo a se adaptar para lidar com o estresse. Ele provê reservas de energia para ajudar você a lidar com qualquer dificuldade.
33. Melhora a Digestão – Há muito tempo o Goji tem sido usado no tratamento da gastrite atrófica, um enfraquecimento da digestão causado pela atividade reduzida das células estomacais. O Goji é de fácil digestão, especialmente quando consumido sob a forma de suco.
34. Promove Alegria e Ilumina Seu Espírito – Diz-se que o consumo constante das fruti nhas Goji traz um comportamento alegre. Na Ásia, elas são acertadamente conhecidas como as “frutinhas da felicidade” . Esta propriedade explica porque o Goji é chamado a “frutinha da felicidade”. De fato, tem-se observado que o único efeito colateral do Goji é que seu consumo continuado é tornar impossível para de sorrir.
Blibliografia
A pesquisa científica nas principais universidades do mundo tem validado os notáveis benefícios à saúde atribuídos às frutinhas Goji pelos curandeiros do Himalaia há milhares de anos atrás. Mais de 50 estudos já foram publicados por prestigiadas publicações de saúde:

Fonte: www.vidaideal.com/vi20/images/File/Razoes_para_usar_Goji.doc


« Última modificação: Abril 20, 2010, 20:34:53 por francisco31 » Registado

fiquem bem, dias felizes para todos 
http://sites.google.com/site/franciscoliveira31/home
francisco31
Mestre
****

Artesão 59
Offline Offline

Mensagens: 964



WWW
« Responder #5 em: Abril 11, 2010, 18:10:22 »

 Bagas de goji(Lycium barbarum)

As bagas de goji (…), ou fruto do Lycium barbarum, vêm de arbustos silvestres que crescem na China. São conhecidas como bagas “da felicidade”, porque se diz que uma mão-cheia delas a irá manter alegre para o resto do dia. Além disso, estes frutos vermelhos semelhantes a uvas são associados à longevidade e, contrariamente ao ginseng, podem ser ingeridos continuamente ao longo de uma vida longa e feliz. E há mais!
Estas bagas deliciosas fazem tão bem à sua saúde que as pode usar na vez dos seguintes suplementos:

O GOJI SUBSTITUI
•   As vitaminas antioxidantes A, C e F
•   As vitaminas B1, B2 e B6
•   21 minerais residuais incluindo: zinco, ferro, cobre, cálcio e selénio
•   Equinácea
•   Erva de São João
•   Comprimidos para dormir
•   Cardo-santo
•   Suplementos para a glicemia
As bagas de goji também contêm dezoito aminoácidos diferentes, incluindo os oito essenciais como a isoleucina e o triptofano. Também contêm leucina, um aminoácido essencial contra o envelhecimento que a ajuda a queimar gorduras e a fabricar músculo.

aqui estão algumas das doenças do envelhecimento que uma mão-cheia de bagas de goji por dia ajudará a melhorar:
 Sistema imunitário: as bagas contêm polissacarídeos que fortalecem o sistema imunitário. Os mesmos polissacarídeos estimulam a hormona de crescimento humana, que diminui a gordura corporal e tonifica o músculo.
 Queimar gorduras: O lycium barbarum foi testado como medicamento antiobesidade. Foram administrados aos pacientes 10g de manhã e à tarde, sob a forma de chá. A maior parte dos pacientes perdeu bastante peso.
 Visão: as bagas de goji têm o teor mais elevado de betacaroteno do planeta, o que pode melhorar bastante a visão.
 Fígado: as bagas de goji melhoram o funcionamento do fígado, protegem o mesmo e estimulam o crescimento de novas células hepáticas.
 Tensão arterial: comer bagas de goji regularmente ajuda a manter a tensão arterial saudável, quer ela precise de descer ou de subir!
 Colesterol: estas bagas foram usadas para reduzir o colesterol em ensaios clínicos.
 Níveis glicémicos: são usadas na China para tratar a diabetes e manter os níveis de açúcar no sangue. Eu uso-as na minha clínica para problemas de açúcar no sangue, com muito bons resultados.
 Longevidade: na Ásia, as bagas de goji são famosas por darem longevidade. (…)
Antienvelhecimento: é um fruto com grande poder antioxidante que previne e reverte os danos dos radicais livres. Também mantém o crescimento celular normal e melhora a recuperação e reparação do ADN.
 Para os idosos: administrou-se extracto de goji a vinte pessoas idosas uma vez por dia durante três semanas. Em mais de 67 por cento dos pacientes, o funcionamento das células T e a actividade dos glóbulos brancos, duplicou. O seu ânimo e optimismo aumentaram significativamente e o sono e o apetite melhoraram em 95 por cento. Mais de um terço recuperaram as suas funções sexuais.
Pode mastigá-las como uvas, ou demolhá-Ias, como eu faço, para libertarem todas as enzimas e nutrientes. A quantidade diária recomendada é 8-30 g por dia.
(…) Também são óptimas para as crianças. Que forma tão fácil de dar antioxidantes às crianças! Pode comer as que quiser, a não ser que sofra de diarreia (e nesse caso não deve comer nenhuma fruta mole!) ou se um especialista em medicina chinesa, por exemplo um acupunctor, lhe disser que tem “humidade”, ou deficiência do baço. Verifique sempre se tiver dúvidas.
(...)
Fonte: extractos seleccionados do livro Bem-estar sem idade, Suzi Grant (nutricionista, membro da Associação Britânica da Nutrição Aplicada e Terapêutica Nutricional), Editora Estrela Polar.
« Última modificação: Abril 20, 2010, 21:43:54 por francisco31 » Registado

fiquem bem, dias felizes para todos 
http://sites.google.com/site/franciscoliveira31/home
francisco31
Mestre
****

Artesão 59
Offline Offline

Mensagens: 964



WWW
« Responder #6 em: Abril 19, 2010, 20:37:00 »

Longevidade e saúde: o Goji
 
O mais nutritivo e mais poderoso alimento antioxidante conhecido pelo homem. Um super-alimento milagroso que nos chega do tecto do mundo.
 
 É uma verdadeira loucura a procura que se verifica, desde há um par de anos, nos EUA e no Canadá de um pequeno fruto oriundo dos Himalaias e para a qual contribuiu certamente o facto de famosos como Oprah Winfrey, Madona, Steven Seagal e outros o consumirem regularmente, como parte dos seus programas anti-envelhecimento, e o recomendarem.

Essa febre chegou entretanto à Europa, onde a procura dessas pequenas bagas é já frenética, quer pelas importantes promessas que consigo trazem quer devido à sua própria escassez. Mas afinal qual é o segredo que há mais de 3000 anos encerram esses atractivos frutos de um vermelho coração?

 O que é o Goji?

O Goji dá pelo nome científico de Lycium barbarum L., pertence à família das solanáceas e é oriundo dos Himalaias, pelo menos as bagas autênticas, onde é colhido de Julho a Setembro.
 
Tem a aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelho vivo e, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado pelo que não deve ser tocado pela mão humana, pois, quando isso acontece, transforma a sua cor vermelho-vivo numa outra cor mais escura, quase negra, e perde qualidades.

Daí que a sua colheita se faça sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambú, sendo de seguida as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, isso sem nunca serem tocadas pela mão humana.

O seu sabor único é uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e cerejas, libertando um particular aroma à fresca fragrância de nozes tostadas.

Porque é que as bagas de goji têm despertado um interesse tão avassalador nos consumidores ocidentais e na comunidade científica?

Além da sua milenar reputação na Ásia, e em concreto no Tibete, na China e na Índia, de extraordinária planta medicinal, o Goji despertou, também, o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante que deixa a milhas de distância os outros alimentos conhecidos.

Na verdade, de acordo com o que esses estudos apontam, as bagas de Goji são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida.

Há que no entanto referir que essa riqueza se encontra no fruto, que foi aquele que foi estudado, e não nalguns dos sumos comercializados. Essa riqueza nutritiva traduz-se em:

 Proteínas

Contém 18 tipos de aminoácidos (13gr por cada 100gr de fruto seco, isto é, seis vezes superior ao pólen da abelha e com mais proteína que a generalidade dos cereais integrais), incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, tais como a isoleucina e o triptofano.

 Minerais

As bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o zinco, o ferro, o cobre, o cálcio, o germânio (mineral anti-cancerígeno), o selénio e o fósforo.

 Antioxidantes e Vitaminas

As bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenóides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo o betacaroteno (me-lhor fonte do que a cenoura), a zeaxantina e a luteína (os grandes protectores da vista).

As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas, fazendo com que seja uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra. São ricas, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.

Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenóides como a ciperona (regula a tensão arterial, alivia o desconforto menstrual, é usada no tratamento do cancro do colo do útero) e a solavetivona (que contém propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), os tetraterpenóides e a betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão, e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o ADN) e a fisalina (substância activa contra todos os tipos de leucemia).

As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibra através da presença de polissacarídeos de elevada densidade que fortalecem e apoiam um sistema imunitário saudável. Os polissacarídeos são longas cadeias de moléculas de açúcar que alimentam os macrófagos (grandes glóbulos brancos) na parede dos intestinos.

Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou-se ser um poderoso estimulante da secreção da rejuvenescedora hormona do crescimento.

As bagas de Goji (Goji Berries, em inglês) foram avaliadas como o alimento com a capacidade antioxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 3.472 unidades ORAC.

 Ómegas 3 e 6

As bagas de goji são também muito ricas em ácidos gordos essenciais, vulgarmente denominados ómegas saudáveis, e que são requeridos pelo corpo para a produção de hormonas e promovem o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

 Quais são os benefícios das bagas de goji?

Os seus mentores, e são cada dia mais, encontram propriedades raras e únicas entre os alimentos conhecidos, a este verdadeiro "alimento milagre" tibetano, entre as quais:

- Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos e em particular os Hunzas que são tidos por serem o povo mais saudável e feliz da terra, com longevidades de até 140 anos).

- Promoção da energia e bem-estar em geral

- Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável

- Defende de e luta contra vários tipos de cancro

- Combate a inflamação e a artrite

- Baixa o colesterol

- Equilibra os níveis de pressão do sangue

- Reduz os níveis de glicose no sangue

- Melhora as cataratas, a visão turva e a audição

- Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins

- Fortalece os ossos e os tendões

- Mantém um sistema nervoso saudável

- Protege a pele dos danos causados pelo sol

- Combate a formação de celulite (daí algumas pessoas, como o Dr. Howard Murad, um conceituado dermatologista, lhe chamarem "o assassino da celulite").

- Ajuda na perda de peso

- Promove a felicidade (diz-se que "um punhado pela manhã fará com que se sinta feliz para o resto do dia")

- Aumenta a líbido e o desempenho sexual (conhecido no Oriente como o viagra natural)

- Promove a fertilidade

 O que nos diz, para já, a ciência sobre as Bagas de Goji?

De realçar a utilidade dos polissacarídeos presentes no Goji, que se têm mostrado prometedores para o tratamento de vários tipos de cancro (renal, melanoma, colonrectal, pulmão, nasofaringe, hidrotorax) em conjugação com LAK/IL-2, bem como a sua utilidade, também, no retardar do envelhecimento e no glaucoma .

 No entanto, convém sublinhar que alguns destes estudos sobre os benefícios destas super poderosas bagas foram, para já, apenas levados a cabo in vitro ou em ratos (VIII) e não em humanos.


(I) A preocupação com a origem e a qualidade da sua produção, processamento e distribuição levou a uma curiosa união entre o governo tibetano, o Colégio de Médicos Tibetanos e a companhia distribuidora australiana Tibet Authentic, por forma a garantir a sua autenticidade.

(II) O Ben Cao Gang Mu de Li Shi-Zhen, datado do séc. XVI, é o tratado mais célebre e extenso de fitoterapia chinesa, alguma vez le-vado a cabo por uma só pessoa. Aí podemos ler que "o consumo quotidiano do Goji pode regular o fluxo de energia vital e fortalecer a mente, sendo factor de longevidade" e enumeram-se os usos tradicionais do Goji na Medicina Tradicional Chinesa e na Tibetana (esta última segundo se crê, o berço daquela): artrite, degeneração macular, diabetes, disfunção sexual em ambos os sexos, dores, doenças hepáticas, febre, hipertensão, infertilidade, insónia, irritabilidade, má circulação (pernas cansadas), produção de sangue (glóbulos vermelhos e plaquetas), produção de glóbulos brancos, suores espontâneos, tosse, tuberculose, vertigem, zumbidos nos ouvidos.

(III) Gross, P.M., Zhang, X., Zhang, R.: Wolfberry: Nature´s Bounty of Nutrition & Health, Charleston, South Caroline, BookSurge Publishing, 2006. Young, G., Lawrence, R., schreuder, M.: Discovery of the Ultimate Superfood: How the Nigxia Wolfberry and Four Other Foods Help Combat Heart Disease, Cancer, Chronic Fatigue, Depression, Diabets and More, Orem, Utah, Essential SciencePublishing, 2005.

(IV) A escala de ORAC é um teste estandar-dizado, usado pelo departamento da agricultura dos EUA, para medir os níveis totais de antio-xidantes dos alimentos. ORAC significa Oxygen Radical Absorbance Capacity, ou seja, "Capacidade de Absorção dos Radicais de Oxigénio", e a medida é expressa em "unidades ORAC por 100g" de um certo alimento.

(V) Entre os quais se destaca o tão famoso, quanto polémico, nutricionista e farmacêutico Earl Mindell. Vide Mindell, E.: The Himalayan Health Secret, Momentum Media, Dallas, 2005.

(VI) Hoffman, J.M.: Hunza, Secrets Of The World's Healthiest And Oldest Living People, New Jersey, New Win Publishing, 1968.

(VII) Cao, G.W., Yang, W.G., Du, P.: Observation of the effects of LAK/IL-2 therapy combining with Lycium barbarum polysaccharides in the treatment of 75 cancer patients, Zhonghua Zhong Liu Za Zhi. 1994 Nov;16(6):428-31. Xin, Y.F., Zhou, G.L., Deng, Z.Y., Chen, Y.X., Wu, Y.G., Xu, P.S., Xuan, Y.X.: Protective effect of Lycium barbarum on doxorubicin-induced cardiotoxicity. Phytother Res. 2007 Jul 11.

(VIII) Zhu, J., Zhao, L.H., Zhao, X.P., Chen, Z.: Lycium barbarum polysaccharides regulate phenotypic and functional maturation of murine dendritic cells, Cell Biol Int. 2007 Jun;31(6):615-9. Li, X.M., Ma, Y.L., Liu, X.J.: Effect of the Lycium barbarum polysaccharides on age-related oxidative stress in aged mice, J Ethnopharmacol. 2007 May 22;111(3):504-11. Chan, H.C., Chang, R.C., Koon-Ching, Ip, A., Chiu, K., Yuen, W.H., Zee, S.Y., So, K.F.: Neuroprotective effects of Lycium barbarum Lynn on protecting retinal ganglion cells in an ocular hypertension model of glaucoma, Exp Neurol. 2007 Jan;203(1):269-73.

Por: Dr. António Marcos Ph.D.

Docente Universitário ( www.drmarcos.net) , Presidente do Instituto Português de Naturologia (www.ipnaturologia.com) e da Sociedade Portuguesa de Nutrição Ortomolecular e Director da Dr. Marcos Blood Diet Clínic (www.fozvital.com)

« Última modificação: Abril 21, 2010, 21:26:49 por francisco31 » Registado

fiquem bem, dias felizes para todos 
http://sites.google.com/site/franciscoliveira31/home
pmmi
Moderador
Grão-Mestre
*****

Artesão 103
Offline Offline

Mensagens: 1780


« Responder #7 em: Abril 19, 2010, 23:25:08 »

Muito interessante francisco, com receitas e tudo, já levas mais 1 ok.
Registado
francisco31
Mestre
****

Artesão 59
Offline Offline

Mensagens: 964



WWW
« Responder #8 em: Abril 20, 2010, 20:55:31 »

Receitas com gojis

Compota de gojis e tomate
 Compota de gojis e tomate   
Ingredientes:
200g bagas goji
1kg tomate maduro
600g de açúcar amarelo
1 pau de canela
1 casca de limão

Preparação:
Demolhe as gojis num pouco de água durante cerca de 30 minutos.
Descasque o tomate e corte-o em pedaços pequenos. Deixe-o escorrer, juntamente com as gojis durante 1h, para retirar o excesso de água.
Leve ao lume o tomate e as bagas escorridas, juntamente com o açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Deixe ferver até ganhar consistência. No final, retire o pau de canela e a casca de limão. Guarde em frascos.

Sugestão: Se preferir, no final desfaça o tomate e as gojis com a ajuda da varinha mágica.
Aproveite a água que escorreu do tomate e das gojis para cozer arroz ou para outra preparação culinária.

Pudim de gojis
 Pudim de gojis   
Ingredientes:
1 l leite de soja
100g de bagas goji
3 colheres de açúcar amarelo
sumo de ½ limão
3 colheres de sopa de algas agar-agar
2 colheres de sopa de maisena

Preparação:
Coloque as bagas de molho, cerca de 2h, em algum leite de soja. Leve o leite, as bagas, o sumo de limão e o açúcar ao liquidificador e misture bem. Leve a ferver e junte a agar-agar e a maisena dissolvida num pouco de leite. Mexa bem e desligue. Coloque numa taça e leve ao frio até solidificar.
Se preferir pode ainda barrar a forma do pudim com caramelo.

 
Gelatina de gojis
 Gelatina de gojis   
Ingredientes (para 6 taças):
85g de bagas goji
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 l de água
2 colheres de sopa de alga aga-agar

Preparação:
Demolhe as gojis na água durante cerca de 1h. Depois coloque a maioria das bagas (reserve algumas inteiras) e a água no liquidificador e reduza a sumo.
Leve um tacho ao lume com o sumo e o açúcar e deixe ferver. Depois adicione a agar-agar e as bagas inteiras que reservou. Mexa bem e desligue o lume.
Coloque a sobremesa em taças pequenas e deixe arrefecer (a gelatina só se torna sólida quando arrefecer).

Sugestão: Se preferir coe o sumo de goji antes de o ferver, de forma a que a gelatina não fique com sementes das bagas.

(Receita original de http://www.centrovegetariano.org)

Registado

fiquem bem, dias felizes para todos 
http://sites.google.com/site/franciscoliveira31/home
francisco31
Mestre
****

Artesão 59
Offline Offline

Mensagens: 964



WWW
« Responder #9 em: Abril 20, 2010, 22:54:54 »

 Eu postei várias fichas de várias origens para se ver como foi comprovado o valor das bagas goji, que por terem uma diferença colossal em relação a outros alimentos e por terem tantos poderes curativos muita gente não acredita nisso e diz ser tudo falso e não ser possível isso, alguns diz ser bom demais para ser verdade. Mas eu estou a testar em mim próprio e mal não deve fazer.
Só que por ter várias fichas de várias origens há informações repetidas e algumas informações um pouco divergentes mas paralelas.

http://img220.imageshack.us/slideshow/webplayer.php?id=retouched20close202y.jpg

e obrigado pelo ok,
« Última modificação: Abril 21, 2010, 21:16:01 por francisco31 » Registado

fiquem bem, dias felizes para todos 
http://sites.google.com/site/franciscoliveira31/home
francisco31
Mestre
****

Artesão 59
Offline Offline

Mensagens: 964



WWW
« Responder #10 em: Abril 27, 2010, 21:18:13 »

Quanto as sementeiras eu usei umas dicas do pmmi e da kotta.
Comecei pela dica da kotta e meti as bagas goji demolho em água umas horas para  as rehidratar   depois retirei as sementes e coloquei num guardanapo de papel, depois usei a dica do pmmi e fui comprar uns croissants que comi e aproveitei as caixas, fiz uns furos para a água, meti uma mão cheia de areão e depois terra comprada enchi quase ate cima, depois reguei bem ate a agua sair pelos furos, deixei repousar um pouco e meti  as sementes das bagas goli e depois mais uma camada fina de terra ai com uns 5mm, no fim voltei a regar desta vez levemente com baixa pressão e gotas miudinhas para não remexer as sementes, fechei a caixa e meti num local onde apanha o sol da manhã .
Deixo fotos de resultados de sementeiras de goji,

Registado

fiquem bem, dias felizes para todos 
http://sites.google.com/site/franciscoliveira31/home
domfafe
Visitante
« Responder #11 em: Abril 28, 2010, 09:20:44 »

Excelente artigo.
Não conhecia estas bagas.

Alguem podia enviar-me algumas sementes???
Obrigado
Registado
pmmi
Moderador
Grão-Mestre
*****

Artesão 103
Offline Offline

Mensagens: 1780


« Responder #12 em: Abril 28, 2010, 19:35:23 »

Olá domfafe,

Quando te enviar as de pimentas, mando-te tambem de bagas Goji.

Boas culturas
Registado
RPSO
Aprendiz
*

Artesão 0
Offline Offline

Mensagens: 12


« Responder #13 em: Abril 28, 2010, 21:06:30 »

olá!

Hoje já plantei as sementes de Goji .
Coloquei tambem as bagas de molho e depois espremi para sairem as sementes.
Coloquei numa pequena caixa em local exterior que tambem apanha sol apenas de manha.

Vamos ver se pega!

Registado
francisco31
Mestre
****

Artesão 59
Offline Offline

Mensagens: 964



WWW
« Responder #14 em: Abril 28, 2010, 21:19:39 »

O meu medo é terem sido secas artificialmente em fornos, e isso pode ter cozido as sementes, mas há pessoal que tem feito como se fala em cima e tem nascido plantas, vamos esperar para ver.
Registado

fiquem bem, dias felizes para todos 
http://sites.google.com/site/franciscoliveira31/home
Páginas: [1] 2 3 ... 5   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.11 | SMF © 2006-2009, Simple Machines LLC
SMF customization services by 2by2host.com
XHTML 1.0 válido! CSS válido!