nespereiras

<< < (3/4) > >>

Serradinho:
parece-me um problema serio
mas fiquei com uma duvida...
ao fazer a poda irei cortar praticamente todas as folhas e ramos, isso não irá matar a arvore?

obrigado pela ajuda


pmmi:
Bem, depende do tamanho da árvore, mas pelo que dizes, é uma ainda pequena. Corta com uma folga menor, ou seja, em vez de entrares pelo são a 20 ou 30 cm da zona afectada, entra 15 ou 20 cm.
Se não o fizeres perdes a árvore na mesma e corres o risco da antracnose se espalhar a outras.
A poda de primavera ou verão tem a virtude de sarar e promover o crescimento de forma bastante rápida.
Uma coisa é certa, só com caldas no outono corres sérios riscos de propagação da doença e de aumentares a zona afectada da nespereira, portanto o melhor é cortar já e desinfectar.
É contigo, mas procura na net tratamentos para a antracnose da nespereira. Se não encontrares em portugues, procura por "anthracnose" e "loquat diseases".

Serradinho:
 já vi que o melhor é mesmo podar e eliminar todas as partes afectadas
a arvore é jovem e nunca colhi nenhum fruto são, mais vale correr o risco e tentar
vou dando noticias da evolução

cecy:
Olá!! Registei-me agora mesmo no fórum... Queria semear algumas nespereiras... Já li algum dos vossos cuidados! Agora resta-me saber se há alguma época em especial para as semear? Será esta a melhor altura?

Obrigada! :)  ;)

pmmi:
Podes semear os caroços desde a primavera ao outono. O melhor mesmo é na primavera, mas podes semear agora num substrato que drene bem a água. Mantem húmido sem encharcar. Quando a panta tiver uns 10 cm de altura, transplanta para o local definitivo.
As nespereiras são muito resistentes e adaptam-se bem ao clima mediterrânico. Escolhe um local solarento mas se possível abrigado de ventos, faz um bom buraco no chão com 30 ou 40cm de fundo, incorpora algum estrume, mistura com a terra e planta a pequena árvore.
Não deixes secar durante os primeiros meses, até ela se "agarrar".

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior